O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro. Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. É um alimento rico em proteínas vegetais.
Possui também um alto valor calórico, sendo que 100 gramas de feijão apresenta 330 calorias. No Brasil, é muito consumido em combinação com o arroz e também para fazer a feijoada. Possui uma boa quantidade de fibras (cada 100 gramas de feijão apresenta, em média, 19 gramas de fibras). Ele é produzido durante todos os meses do ano. Além do ferro, possui os seguintes sais minerais (potássio, fósforo e cálcio).
O feijão compõe o grupo das leguminosas, assim como o grão de bico, ervilha, soja, lentilha, tremoço. De forma geral, o grupo das leguminosas fornece um aporte considerável de proteína de origem vegetal comparada aos outros vegetais/legumes/hortaliças. Por isso o dueto arroz com feijão é uma combinação nutricionalmente correta, uma vez que faz uma composição ideal de aminoácidos, considerada esta combinação de proteína completa. E como sabemos, proteína forma músculos e participa em toda a construção de nosso tecidos, células, enfim, em qualquer idade importante. São boas fontes de amido, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco, rico em fibra solúvel.
Os feijões e leguminosas, de maneira geral são de baixo custo e do hábito alimentar do brasileiro. Mais um ponto a favor a estes grãos tão pequenos, baratos e nutritivos!
Deve compor o cardápio alimentar diário. Seguindo o guia da pirâmide alimentar, ela preconiza que um adulto saudável, deve ingerir diariamente em média 1 porção, o equivalente a 1 concha de feijão. (dica: utilize ½ concha no almoço e ½ no jantar, e se causar flatulência, pegue mais caldo do que os grão!)
Existe uma diversidade de feijões, como o preto, o branco, o carioquinha, o rajado, o roxo, o azuki, o jalo, entre outros.
Curiosidade:
O feijão carioca é bem similiar ao preto em termos nutricionais. O feijão branco, se destaca com maior teor de carboidrato e proteína em sua composição comparado ao preto ou carioca, e por isso em 1 porção possue mais calorias.
Fonte da composição química dos alimentos: Taco (tabela brasileira de composição de alimentos-UNICAMP (2006), encontrada também no site:

Nenhum comentário:
Postar um comentário